Os 5 Melhores Ferros de Passar de 2024

Início » Os 5 Melhores Ferros de Passar de 2024
Em busca do melhor ferro de passar roupas para as suas necessidades? Preparamos uma seleção comentada com os melhores modelos do mercado.

Os 5 Melhores Ferros de Passar Roupas para Comprar em 2024

1º – Oster Ultra Care Gold Melhor ferro de passar roupas Mostrar preço
2º – Arno Smartgliss FSC1 Melhor ferro de passar inteligente Mostrar preço
3º – Oster GCSTBS5907 Melhor ferro de passar barato e funcional Mostrar preço
4º – Black & Decker 777 Melhor ferro de passar para viagem Mostrar preço
5º – Black & Decker VFA Melhor ferro de passar a seco Mostrar preço

1° – Ferro de Passar Oster Ultra Care Gold

melhor ferro de passar

A marca Oster é famosa por seus liquidificadores, mas também se sai muito bem com ferros de passar, como comprova o Oster Ultra Care.

Ele é nosso novo campeão do ranking de melhores ferros de passar. Isso por considerarmos uma compra segura, confiável, eficiente e de ótima relação custo-benefício.

É um ferro potente e durável, com excelente performance para todos os tipos de tecidos e um belo design.

Sua base é confeccionada em cerâmica aerodinâmica, com nano orifícios. Além de ser antiaderente, essa tecnologia garante melhor deslizamento sobre os tecidos e produção otimizada de vapor.

Tem função vapor extra que emite um jato com potência de até 85 g/m, para tirar até aqueles vincos mais resistentes.

O vapor extra também pode ser usado com o ferro na posição vertical, para desodorizar e ajudar a desamassar roupas finas no cabide.

Possui ainda a opção “spray” para borrifar água sobre as roupas. O reservatório tem capacidade para 280 ml.

Conta com sistema antigotejamento, para evitar aqueles pingos chatos sobre as roupas. Também tem indicador luminoso em LED que avisa quando o ferro pode ser usado com vapor.

Vem equipado com sistema de autolimpeza, para eliminar os sólidos provenientes da água e possui autodesligamento. O fio com 2 metros de comprimento proporciona maior mobilidade.

Trata-se de um ferro de passar potente e durável, com ótimo custo-benefício, mas isso não o torna uma unanimidade.

Há algumas de queixas de usuários desse modelo da Oster sobre a dificuldade em abrir a tampa do reservatório de água. Não se pode dizer que é um problema grave, mas o ideal é que o ferro seja prático e eficiente em cada detalhe.

Além disso, seu peso de 1,3 kg pode ser desconfortável para algumas pessoas.

Prós

  • Base em cerâmica aerodinâmica
  • Emite bastante vapor
  • Design moderno
  • Ótima relação custo-benefício

Contras

  • Tampa do reservatório difícil de abrir
  • Peso

2° – Ferro de Passar Arno Smartgliss FSC1

melhor ferro de passar

A Arno sempre teve tradição no segmento dos ferros de passar e nossa escolha de melhor compra da marca é o Smartgliss FSC1.

Além da base em cerâmica, o modelo tem como principal atrativo um sistema inteligente que seleciona a temperatura automaticamente detectando o tipo de tecido da peça de roupa.

Isso torna ele uma opção prática para quem não tem paciência ou não se sente segura de fazer a seleção de temperatura manualmente.

Por outro lado há quem não goste dessa característica, algumas pessoas preferem escolher a temperatura por sua conta, sem ficar refém da seleção automática do equipamento.

Também gostamos bastante do fato desse ferro contar com um sistema de desligamento que evita a queima das roupas ou até mesmo acidentes mais perigosos.

Depois de ficar por 30 segundos inativo na horizontal ou 8 minutos inativo na vertical o ferro desaciona o aquecimento automaticamente.

As funções de emissão de vapor vertical, spray e botão de vapor extra são mais alguns dos atrativos deste modelo. Mas achamos o reservatório pequeno em relação a concorrentes, são apenas 200 ml.

Apesar de ser um pouco menor, o Smartgliss FSC1 tem praticamente o mesmo peso do Oster Ultracare, 1,3Kg. É um pouco pesado!

Prós

  • Desligamento automático
  • Sistema de temperatura inteligente
  • Base em cerâmica
  • Emite muito vapor
  • Boa relação custo benefício

Contras

  • Reservatório pequeno
  • Um pouco pesado

3° – Ferro de Passar Oster GCSTBS5907

melhor ferro de passar

Mais uma excelente opção de compra da Oster é o GCSTBS5907. Trata-se de um modelo mais compacto e mais barato que o Oster Ultra Care.

O preço é inclusive um dos grandes pontos fortes desse ferro, ele chega a custar menos da metade do seu irmão maior.

É um pouco menor e mais leve que o Ultra Care, pesa 0,980Kg, sendo mais confortável de manusear principalmente por períodos mais longos.

Além disso é um ferro de funcionamento muito satisfatório apesar da desvantagem de ter a base em alumínio, um pouco menos eficaz que as de cerâmica.

Também encontramos aqui a emissão de vapor que funciona tanto na horizontal quanto na vertical. O reservatório é de 240 ml.

O modelo conta ainda com o corta-pingos, autolimpeza e sistema anticalcário que prolonga a vida útil do produto.

Como na maioria dos ferros do mercado vale lembrar que este não é bivolt, então tome cuidado com isso na hora de efetuar a compra.

Prós

  • Preço atrativo
  • Compacto
  • Emite bastante vapor
  • Várias opções de cores

Contras

  • Base em alumínio antiaderente

4° – Ferro de Passar Black & Decker 777

melhor ferro de passar

O ferro a vapor de viagem da Black & Decker 777 é a solução para quem viaja com frequência, mas não abre mão de andar com roupas impecáveis.

Tem a grande vantagem de ser bivolt, com uma chave para selecionar a voltagem desejada.

Pesa aproximadamente 700 g e tem alça dobrável, características que o tornam mais fácil de carregar na mala.

Até aqui tudo bem, pois se é um ferro para viagem, precisa ser leve e compacto. E quanto às funcionalidades e constituição?

Justamente por isso ele conquistou seu lugar nessa lista dos melhores ferros de passar. Pois além de prático, é eficiente. Começando pela base antiaderente, que minimiza o dano a certos materiais sintéticos e é muito fácil de limpar.

Pode ser usado tanto para passar a vapor quanto a seco. Emite uma quantidade razoável de vapor, além de possuir a função vapor extra, o que lhe confere um excelente desempenho na hora de renovar roupas que foram impiedosamente amassadas no interior de malas.

Inclusive, muitos consumidores se surpreendem pelo fato dele “esquentar bem” se tratando de um ferro portátil.

Considerando todos esses benefícios e o preço relativamente baixo, concluímos que o produto apresenta uma ótima relação custo-benefício.

Infelizmente, não podemos ficar só nos elogios.

Uma queixa de alguns usuários é sobre o fio espesso, que oferece uma certa dificuldade para ser dobrado e encaixado na bagagem.

E o reservatório de água tem uma capacidade bem baixa (menos de 100 ml), mas precisamos ponderar que se trata de um modelo compacto.

Prós

  • Leve e compacto
  • Eficiente
  • Bivolt

Contras

  • Reservatório pequeno
  • Fio difícil de dobrar

5° – Ferro de Passar Black & Decker VFA

melhor ferro de passar

Esse modelo tradicional de ferro a seco não poderia ficar de fora da lista dos melhores. É um ferro simples, “sem frescuras”, com bom desempenho na hora de desamassar diferentes tipos de tecido.

Há mais de 50 anos no mercado, o velho e bom Black & Decker VFA consegue se manter em destaque em meio a modelos a vapor com cada vez mais funcionalidades.

É ideal para quem dispensa a emissão de vapor na hora de passar roupa e busca um produto descomplicado, altamente durável.

O controle de temperaturas na parte frontal do ferro é muito prático, pois pode ser ajustado com uma só mão, enquanto se passa as roupas.

Sua base em alumínio é ampla, tem poupa botões e contribui para que o ferro atinja altas temperaturas, o que garante a boa performance na hora de tirar rugas e deixar as peças bem lisinhas.

Engana-se quem pensa que por ser um modelo antigo, trata-se de um ferro mais pesado: pesa menos de 1 quilo (970 g). Além disso, tem cabo anatômico, o que garante mais conforto na hora de passar as roupas.

É até difícil falar sobre os pontos fracos do modelo, já que algumas características que para alguns são defeitos, para outros representam benefícios. Isso se aplica ao fato dele não emitir vapor e atingir temperaturas altíssimas.

Uma desvantagem é que a base em alumínio não é antiaderente, oferecendo maior risco de danificar certos materiais sintéticos. Sem falar no trabalho que dá para tirar os resíduos que ficam colados no ferro. O comprimento do fio (1,5 m) também poderia ser maior.

Fora esses detalhes, o preço é realmente muito atraente, levando em consideração que se trata de um ferro de passar a seco altamente durável e muito funcional, portanto o custo-benefício é excelente.

Prós

  • Fácil de usar
  • Atinge altas temperaturas
  • Excelente custo-benefício

Contras

  • Comprimento do fio
  • A base não é antiaderente

Como escolher um bom ferro de passar roupas?

Embora seja difícil achar alguém que aprecie a tarefa de passar roupa, não tem jeito; algumas peças precisam ser passadas, sob o risco de estragar completamente o visual. Inclusive, andar com roupas amassadas pode transmitir uma imagem de desleixo.
Porém, escolhendo o ferro de passar certo, é possível economizar tempo e esforço, além de garantir o melhor resultado para suas roupas.
Nesse artigo você encontra opções de ferro de passar a vapor, a seco e para viagem, com diferentes tipos de material constituinte da base e para todos os bolsos. Confira!
Podemos dividir os ferros de passar, portanto, em três categorias básicas: ferro a seco, ferro a vapor e ferro de viagem ou portátil.

Ferro a seco

O ferro a seco é aquele modelo tradicional, eficiente para desamassar as roupas, mas que pode exigir um pouco mais de esforço, comparado aos ferros a vapor. Costuma ter um preço mais baixo e pode ter maior durabilidade, por sua estrutura mais simples.

Ferro a vapor

Já o ferro a vapor possui um reservatório para água, que é liberada na forma de vapor por pequenos orifícios presentes na base do aparelho. Atualmente os modelos a vapor dominam o mercado.
Modelos desse tipo costumam ser mais caros e normalmente oferecem mais funcionalidades. Em geral, os ferros a vapor também podem ser utilizados para passar a seco.
O maior problema desse tipo de ferro, independentemente da marca, é que eles podem apresentar vazamentos no reservatório de água e exigem manutenção periódica, para eliminar os resíduos que se acumulam nos canais por onde a água passa e nos orifícios por onde sai.
Felizmente, essa manutenção pode ser feita de forma simples na maioria dos modelos, utilizando o próprio mecanismo de autolimpeza do ferro.
A quantidade de vapor que um ferro consegue produzir é medida em gramas por minuto (g/m). Esse dado vem especificado na caixa e no manual do produto.
A capacidade do reservatório de água é uma informação relevante, principalmente para quem passa muitas peças por vez, pois quanto mais líquido o ferro consegue comportar de uma vez, menos frequentes serão as pausas para reabastecimento.
Alguns aparelhos oferecem também “vapor extra”, que intensifica a emissão de vapor, para facilitar na hora de passar roupas muito enrugadas e tecidos mais grossos.
Outra funcionalidade é o jato de spray. Com ela, é possível soltar um leve borrifo de água sobre a roupa acionando um botão.
Existem ainda ferros que emitem vapor na posição vertical. Essa função ajuda a desenrugar roupas finas no cabide e cortinas. Porém, não se deve esperar o mesmo desempenho que uma passadeira a vapor.

Ferro de passar para viagem

Por fim, temos os ferros para viagem, que são caracterizados principalmente pelo tamanho e peso reduzidos, já que são pensados para serem levados na bagagem sem causar maiores transtornos.

A base do ferro de passar

Um dos principais itens do ferro é a base. Para não deixar dúvidas, a base é a parte do ferro que desliza sobre as roupas.
Em alguns modelos mais simples, encontramos ainda a base de alumínio polido. Esse material até desliza razoavelmente bem sobre os tecidos. Mas é preciso ter cuidado com estampas e detalhes que possam derreter e aderir à base do ferro, já que o processo de remoção nesses casos é bem difícil.
Entre os ferros mais modernos encontramos modelos com bases em cerâmica e durillium. Ambos materiais são antiaderentes e proporcionam uma distribuição homogênea do calor emitido pelo ferro sobre as roupas.
A diferença é que o durillium desliza com maior facilidade sobre as roupas, evita o brilho excessivo em certos tecidos sintéticos e é mais resistente contra riscos e rachaduras.

Dicas úteis para escolher o melhor ferro de passar roupas

Procuramos apresentar as melhores opções de ferro de passar do mercado, tendo o cuidado de incluir um modelo que passa exclusivamente a seco e um de viagem.
Entre os critérios de seleção, consideramos as funcionalidades de cada modelo e a relação custo-benefício.
Priorizamos os ferros com base antiaderente, em cerâmica e durillium, com exceção do modelo tradicional da Black & Decker, que apresenta esse componente em alumínio.
Mas o que pesou mesmo na escolha dos modelos foram as opiniões dos consumidores. Em função do grande número avaliações negativas, um modelo campeão de vendas da Arno ficou de fora do ranking, assim como um ferro caríssimo, com caldeira separada, da Philips-Walita.

Qual é o melhor ferro de passar roupas?

Como vimos, o melhor ferro de passar é aquele que atende suas preferências e necessidades.

A melhor compra para a maioria das pessoas segundo nossa análise é o Oster Ultra Care. Ferro de passar eficiente, durável, moderno e com ótima relação custo-benefício.

Para quem tem receio em escolher as temperaturas indicamos o Arno Smartgliss FSC1 como a melhor escolha. Ele possui um sistema inteligente que adequa a temperatura aos tecidos automaticamente.

Oster GCSTBS5907 é nossa recomendação de compra para quem está em busca de um ferro de passar barato e que funcione de maneira satisfatória.

Também identificamos uma grande quantidade de consumidores que querem um ferro de passar para levar em viagens. O Black & Decker 777 é pequeno, bivolt e dobrável além de passar muito bem!

Por fim uma solução de ferro a seco para os consumidores mais tradicionais. O Black & Decker VFA é um clássico com mais de 50 anos de mercado, é um ferro durável e eficaz.

Esperamos ter lhe ajudado a encontrar o melhor ferro de passar, para que você ande sempre com roupas impecáveis, sem perder tempo nem se esforçar além do necessário.