Os 5 Melhores Depuradores de Ar em 2022

Procurando pelo melhor depurador de ar para comprar neste ano? Confira as opções que selecionamos!

melhor-depurador-de-ar

Seja em cozinhas pequenas ou maiores, ter um depurador de ar pode fazer muita diferença. Os depuradores filtram as impurezas e renovam o ar do ambiente. Com este aparelho, você poderá preparar todas as suas receitas, sem se preocupar com as gorduras, odores e vapores que permanecem no ambiente.

Os modelos mais vendidos são os depuradores de ar Slim, de marcas como a Suggar, Electrolux e Philco. Para te ajudar na escolha do melhor produto, preparamos algumas dicas, além de um ranking com os 5 melhores depuradores de ar. Confira também, uma breve explicação sobre a diferença entre coifas e depuradores!

Os 5 Melhores Depuradores de Ar em 2022

1º – Depurador de Ar Slim Touch – Suggar Melhor Depurador de Ar 80cm Mostrar preço
2º – Depurador de Ar DE60B – Electrolux Potente e de Bom Custo-Benefício Mostrar preço
3º – Depurador Slim de Embutir – Fischer Com Alto Poder de Sucção Mostrar preço
4º – Depurador de Parede Compact – Tramontina Depurador de Ar Silencioso Mostrar preço
5º – Depurador de Ar Vidrio – Suggar Com Design Diferenciado e Moderno Mostrar preço

Diferença entre depurador de ar e coifa

Depuradores e coifas servem para eliminar ou reduzir os odores e partículas de gordura que se formam durante o cozimento de alimentos.
Ambos captam e filtram o ar, através de filtros laváveis e/ou de carvão ativado.
O depurador apenas devolve o ar ao ambiente após a filtragem, enquanto a coifa o expele para o exterior através de um duto que sai por uma abertura na parede ou teto.
Quando o ar volta ao ambiente depois de ser filtrado, dizemos que o aparelho está sendo usado no modo depuração e quando é expelido para o exterior, chama-se modo exaustão.
Alguns depuradores podem ser usados como exaustores, desde que se adquira à parte os acessórios necessários (como duto flexível e abraçadeiras) e se providencie uma saída no teto ou parede.
E todas as coifas podem ser usadas como depurador (com uso do filtro de carvão), além de já virem de fábrica com todos os acessórios necessários para uso no modo exaustor.
As diferenças mais significativas entre os dois tipos de aparelho é que os depuradores em geral são mais baratos, mais fáceis de instalar e menos potentes que as coifas.
Justamente por serem menos potentes, os depuradores são indicados para cozinhas menores e que não estão integradas a outros cômodos da casa.
E, sem querer destruir seus sonhos de limpeza, informamos que os depuradores em geral, quando usados no modo depuração, não eliminam 100% dos odores e gordura do ambiente. A boa notícia é que eles conseguem sim dar uma boa amenizada.
Tendo isso em mente, é importante saber quais itens observar antes de comprar um depurador, sob o risco de entrar para as estatísticas de consumidores insatisfeitos. É isso que veremos no próximo tópico.

Como escolher um depurador de ar

Ao escolher um depurador de ar é preciso estar atento a aspectos básicos, incluindo:

Tamanho

O depurador deve cobrir toda a área do fogão ou cooktop e preferencialmente ultrapassá- la. Pensando nisso, tire as medidas do seu fogão antes de escolher um aparelho.
Encontramos no mercado basicamente 2 tamanhos: 60 cm, para fogões de até 4 bocas e 80 cm, para fogões de 5 ou 6 bocas.
Mas nada impede que se utilize um aparelho de 80 cm para um fogão de 4 bocas, caso haja espaço disponível.

Capacidade de sucção ou vazão

Capacidade de sucção ou vazão real refere-se à quantidade de ar que o depurador consegue filtrar, medida em m 3 /h.
Para saber a vazão ideal mínima necessária para sua cozinha, você deve primeiro calcular a área total do espaço (altura x largura x comprimento).
Depois, multiplique a área por 12, que é o número ideal de renovações de ar por hora.
Veja um exemplo: se uma cozinha tem 3 m de altura, 2 m de largura e 2,5 m de comprimento, sua área é de 15 m. Como 15 vezes 12 é igual a 180, essa é capacidade de sucção mínima que um depurador deve ter para ser eficiente nesse espaço (180 m 3 /h).
Quando houver nas especificações técnicas as informações vazão livre e capacidade de sucção, o que importa é a segunda.
Se não encontrar um depurador com a vazão mínima necessária para sua cozinha, a alternativa é usar uma coifa.

Preço e disponibilidade do filtro

Todos os depuradores utilizam um filtro de carvão e, em alguns casos, mantas sintéticas, itens que precisam ser trocados periodicamente.
É importante verificar o preço e a disponibilidade de tais acessórios antes de comprar um aparelho.

Instalação do depurador de ar

Os depuradores podem ser fixados somente na parede atrás do fogão ou sob um armário. Verifique se a estrutura suportará o peso do aparelho.
É obrigatório respeitar a distância máxima e mínima entre o fogão e o depurador. A primeira assegura que o equipamento filtre o ar adequadamente. Já a distância mínima serve para evitar acidentes.

Manual de instruções

Para ter certeza de que está fazendo a melhor escolha, baixe o manual do aparelho que pretende comprar e leia-o atentamente, por mais cansativo que isso pareça.
Também é importante saber se o manual orienta detalhadamente o processo de instalação do depurador, assim como seus procedimentos de manutenção.

Melhores depuradores de ar

Confira agora a seleção comentada dos melhores depuradores disponíveis no mercado. Utilizamos como critérios de escolha características como vazão, funcionalidades, nível de ruído, relação custo-benefício, design e principalmente, avaliações dos usuários.

1° – Depurador de Ar Slim Touch – Suggar

Melhor Depurador de Ar 80cm

melhor depurador de ar

Este é o aparelho ideal para quem busca potência, conforto e beleza! O depurador de ar Slim Touch Suggar possui dupla filtragem e funciona como depurador ou exaustor. Ele conta com um painel touch screen, oferecendo a melhor tecnologia no manuseio.

O painel exibe um relógio digital e luz indicativa para a saturação do filtro de alumínio. Além disso, possui timer com desligamento automático, deixando seu uso mais seguro e confortável. O Slim Touch é perfeito para facilitar suas tarefas na cozinha! Adquira o melhor depurador de ar Suggar nos links, em 127 ou 220 V!

2° – Depurador de Ar DE60B – Electrolux

Potente e de Bom Custo-Benefício

melhor depurador de ar

O depurador de ar Electrolux é compacto e possui design arredondado. O modelo se encaixa perfeitamente acima de fogões 4 bocas e pode ser utilizado nos modos exaustor e depurador. Ele conta com iluminação embutida e luz no painel, que indica quando o produto está em funcionamento.

Esse depurador de ar 60 cm conta ainda com uma máscara captadora de ar, que ajuda a eliminar fumaça. Já os filtros de alumínio e carvão ativado retêm a gordura e eliminam odores ruins. O depurador de ar Electrolux é supereficiente e está disponível em acabamento inox, ou na cor branca, além das voltagens 127 ou 220 V.

3° – Depurador Slim de Embutir – Fischer

Com Alto Poder de Sucção

melhor depurador de ar

Se você procura um depurador com grande poder de sucção, encontrou! O depurador de ar Slim Fischer é de embutir, ou seja, você pode instalar ele em um armário aéreo, por exemplo. Além disso, possui uma parte retrátil, que aumenta a área de sucção e está disponível em 127 ou 220 V.

Ele possui 3 velocidades para auxiliar todos os seus preparos, do cozimento às frituras. Além disso, conta com filtro de carvão ativado e filtro de alumínio removível e lavável na lava louças. O depurador de ar 4 bocas Slim pode ser utilizado no modo depurador ou exaustor, basta um ajuste na instalação. Ótima escolha de produto!

4° – Depurador de Parede Compact – Tramontina

Depurador de Ar Silencioso

melhor depurador de ar

O depurador de ar inox Tramontina pode ser utilizado como exaustor, sem filtro e com um tubo com saída de ar para o teto, ou como depurador. Para a função depurador, ele conta com filtro de alumínio removível e lavável, além do filtro de carvão ativado.

Além disso, esse depurador de ar 4 bocas possui um baixo nível de ruído, de apenas 65 dB, o que pode ser comparado a uma conversa em grupo. O motor desse aparelho também possui um dispositivo que desliga automaticamente em caso de superaquecimento. Adquira esse depurador de ar silencioso nos links, em 127 ou 220 V.

5° – Depurador de Ar Vidrio – Suggar

Com Design Diferenciado e Moderno

melhor depurador de ar

O depurador de ar Suggar Vidrio possui design semelhante a uma coifa e funciona no modo depurador ou exaustor. O aparelho deixa a sua cozinha mais moderna e elegante. Conta com iluminação embutida, melhorando a visualização das tarefas realizadas. Também está disonível em 127 ou 220 V.

Além disso, esse depurador de ar 6 bocas possui o filtro de alumínio removível e lavável; e o filtro de carvão ativado, que é ideal para eliminar odores. No entanto, o aparelho possui somente o design de uma coifa, mas não a mesma potência de sucção. Considere estes detalhes na hora da escolha!