Coifa de Cozinha

Quer saber qual a melhor coifa de cozinha para manter o ar da sua casa sempre fresco e agradável? Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias para escolher o melhor modelo desse aparelho tão necessário para quem gosta de cozinhar.

As 5 Melhores Coifas de Cozinha

1º – Tramontina New Vetro Melhor coifa de parede Mostrar preço
2º – Cadence Gourmet CFA 500 Melhor coifa de ilha Mostrar preço
3º – Cadence Gourmet CFA 400 Eficiência, beleza e bom preço Mostrar preço
4º – Fischer Talent Touch Funcional e silenciosa Mostrar preço
5º – Tramontina Vetro Isla Flat Vazão excelente Mostrar preço
Incluímos modelos de coifa de parede e coifa de ilha em nossa análise.
Cozinhar em casa é uma atividade divertida que ajuda a melhorar a qualidade de vida. No entanto, respirar ar cheio de fumaça, gordura e odores não é legal. O pior é quando o cheiro de comida permeia todos os cômodos da casa. É aqui que um bom capô faz toda a diferença.
Este equipamento é responsável por renovar o ar do ambiente e remover fumos, odores e partículas de gordura durante o cozimento dos alimentos.
A seguir iremos explicar em detalhes como o exaustor desempenha suas funções e como escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades. Se desejar, pode consultar diretamente o melhor modelo que selecionamos e suas principais funções.

Coifa de Cozinha: para que serve?

Como dissemos, os exaustores são usados ​​para renovar o ar do ambiente e eliminar partículas de graxa, odores e fumaça gerados durante o preparo dos alimentos. Mas como acontece essa renovação do ar?
Vale a pena mencionar aqui que o exaustor pode funcionar de duas maneiras diferentes: modo de depuração ou modo de exaustão. Na função de exaustão mais eficaz, o ar é aspirado pelo equipamento, passado por um filtro de metal (que só precisa ser limpo regularmente) e descarregado para fora pelo tubo da chaminé e descarregado por uma abertura na parede ou no teto. No modo de comissionamento, o ar é sugado e passado pelo filtro de carbono (requer substituição regular) e, em seguida, devolvido ao ambiente.
O filtro de carbono deve ser trocado a cada 3 ou 4 meses em média, dependendo da frequência de uso do equipamento. O processo de troca é muito simples e pode ser concluído pelo usuário.
A questão é usar um exaustor no modo de exaustão, que é o mais eficaz e econômico por ter uma vazão maior e não usar filtro de carbono, por isso precisa fornecer uma saída de ar para o exterior, o que requer um diâmetro de pelo menos 150 mm.
É o formulário de instalação que determina se o exaustor é usado no modo depurador ou no modo exaustor. Em outras palavras, não existe um botão “Exhaust” e outro botão “Debug”.

Coifa de parede ou coifa de ilha?

Como o nome sugere, um exaustor montado na parede é um exaustor que é fixado na parede, fogão ou fogão. O exaustor tipo ilha é instalado no tecto e é adequado para cozinhas onde o recuperador se encontra a meio do ambiente e afastado da parede. Antes de adquirir este equipamento, é necessário verificar se a estrutura do teto suporta seu peso. Geralmente, o manual de instruções fornece os requisitos mínimos para uma instalação segura. Em ambos os casos, devem ser respeitadas as distâncias mínimas e máximas recomendadas entre a estufa e o exaustor para garantir o funcionamento normal do equipamento.

Qual a diferença: coifa e depurador de ar?

A diferença básica entre um exaustor e um purificador de ar é que este último só recircula o ar depois de passar pelo filtro de carvão ativado, em vez de expelir para o exterior como o exaustor no modo de exaustão. Em comparação com os depuradores, os exaustores da escala geralmente têm taxas de fluxo maiores e designs diferenciados. No entanto, para pequenos espaços e situações em que a cozinha não está integrada com outras áreas da casa, um excelente depurador pode fazer o trabalho. A vantagem dos depuradores é que eles são mais baratos do que os exaustores e não exigem grandes ajustes na cozinha. A desvantagem é que a energia está baixa e o filtro precisa ser substituído regularmente.

Como instalar coifa?

A maioria das empresas fornece serviços de instalação do exaustor por meio de sua rede autorizada, que é um serviço adicional cobrado separadamente. Para quem planeja instalar o exaustor por conta própria, é importante baixar o manual de instruções do fabricante e verificar os requisitos necessários e as peças que acompanham o produto. Em alguns casos, a instalação de um exaustor pode exigir a compra de peças não incluídas com o equipamento, como um extensor de chaminé.

Como escolher coifa de cozinha?

Por fim, vamos falar sobre os fatores que devem ser considerados na escolha de um capuz.

Tamanho

O exaustor deve cobrir totalmente ou estender-se para além da área do fogão. Portanto, é recomendável dominar essa medida ao escolher aparelhos elétricos. Os tamanhos disponíveis no mercado variam entre os modelos de 60, 80, 90 e 120 cm.

Vazão

A vazão representa a quantidade de ar “sujo” que a coifa pode remover do ambiente, em metros cúbicos por hora (m 3 / h). Especialistas afirmam que o cálculo do fluxo mínimo deve ser feito multiplicando a área da cozinha (altura x largura x comprimento) por 10. O resultado desse cálculo é a vazão mínima na qual o equipamento deve operar de forma eficiente neste ambiente. Veja o exemplo: Para uma cozinha com dimensões de 5 m x 4 m x 2,30 m, a vazão mínima do exaustor é de 460 m 3 / h.

Potência

A potência do exaustor (em watts) determinará a potência de sucção do dispositivo. Quanto maior for a potência do dispositivo, melhor será o seu desempenho.

Lâmpadas

A luz de sombra pode ser usada independentemente da entrada de ar. As melhores luzes são as luzes LED, que são mais duráveis ​​e econômicas.

Dicas na hora de escolher uma coifa para sua cozinha

Nossa análise leva em consideração o poder, o fluxo, o design, a relação custo-benefício e as percepções do consumidor em relação ao modelo apresentado aqui.

1° – Tramontina New Vetro

Tramontina New Vetro

O Novo Vetro da Tramontina combina boa fluidez, potência e design elegante, que é uma combinação de aço inoxidável e vidro curvo.
Não há dúvida de que a relação custo-benefício é muito boa. As avaliações dos consumidores têm uma grande influência na obtenção do primeiro lugar em nosso ranking. Recomendamos o modelo de 90 cm por ser um dos modelos mais procurados, mas também estão disponíveis os tamanhos de 60 e 80 cm. Existem três velocidades de sucção.
A potência do motor é de 220 watts e a faixa de vazão é de 255 (velocidade 01) a 620 m 3 / h (velocidade 03). A questão do fluxo merece mais comentários aqui. Este exaustor está em conformidade com a norma internacional que mede este item: IEC 61591. Isso garante que o valor declarado pelo fabricante corresponda à capacidade real do dispositivo.
O nível de ruído varia de 42 decibéis na velocidade 01, 55 decibéis na velocidade 02 a 63 decibéis na velocidade 03. A iluminação é feita por 2 lâmpadas LED, que podem ser acesas mesmo sem o uso do exaustor.
Acompanha os seguintes acessórios: 2 filtros de carvão ativado, mangueiras, chaminé inferior, chaminé superior, parafusos para fixação à parede, buchas, gabaritos, suportes e blocos para chaminé superior. No modo de exaustão, utiliza apenas um filtro metálico, que pode ser lavado à mão ou na máquina de lavar louça.
Para usá-lo no modo de depuração, são necessários dois filtros de carvão ativado, que devem ser substituídos a cada 4 meses ou menos. Quem não consegue sair do ar deve ficar atento ao preço desse item.
O custo médio de um par de filtros é de 80 reais. Você também precisa escolher a voltagem correta do dispositivo ao comprar, porque este exaustor montado na parede não é um volt duplo.

Prós

  • Boa vazão
  • Design
  • Excelente custo-benefício
  • Lâmpadas LED

Contras

  • Não é bivolt

2° – Cadence Gourmet CFA 500

Cadence Gourmet CFA 500

Cadence Gourmet CFA 500 foi selecionado como o melhor exaustor de ilha com base no design, fluxo, preço e avaliações do usuário excelentes. O corpo de aço inoxidável é combinado com detalhes de vidro curvo para criar uma aparência elegante.
Tem uma potência de 160 watts e uma vazão informada pelo fabricante é de 1000 metros cúbicos por hora. Relatórios de pessoas que usam o dispositivo confirmam sua eficácia na remoção de fumaça e odores ambientais.
Tudo o que você precisa fazer é selecionar a voltagem correta no momento da compra, pois este modelo não é dual volt. Ele oferece 3 opções de velocidade e o botão de disparo é muito simples de usar.
O sistema de iluminação do capô é composto por 4 lâmpadas LED embutidas. Essas luzes podem ser usadas mesmo se o aparelho não estiver funcionando. Quando usado no modo de exaustão, é filtrado por 2 filtros de metal laváveis.
Por outro lado, no modo de depuração, que não requer a saída de ar para o exterior, é necessário utilizar um filtro de carvão ativado que deve ser substituído regularmente. O custo médio desse filtro é geralmente baixo e é fácil de encontrar na internet. Fornecido com tubo flexível, filtro de carbono e kit de instalação completo.
O nível de ruído pode ser considerado um ponto fraco do modelo. Alguns usuários reclamaram do barulho feito pelo capô ao correr em velocidade máxima. Além disso, é um produto bonito, eficiente e de baixo custo.

Prós

  • Ótima vazão
  • Excelente custo-benefício
  • Sistema de iluminação

Contras

  • Não é bivolt

3° – Cadence Gourmet CFA 400

Cadence Gourmet CFA 400

A Cadence Gourmet CFA 400 é uma boa escolha para quem procura um exaustor de parede bonito e eficiente a um preço acessível.
Seu design simples e painel de toque ajudam a trazer um toque moderno para a cozinha. Além de fácil de usar e limpar, o painel também pode ser usado como relógio digital. A potência do modelo de 127 volts é de 230 watts e a potência do modelo de 220 volts é de 175 watts.
A vazão informada pelo fabricante chega a 900 m 3 / h, o que é um nível excelente. Fornece uma função de temporizador programável, de modo que o exaustor desligue automaticamente após um certo período de tempo. Esta função é muito útil porque é recomendável deixar o aparelho ligado por alguns minutos, mesmo depois de concluído o processo de cozimento dos alimentos, principalmente durante a fritura.
Adequado para fogões com até 6 queimadores, pode ser utilizado em modo de comissionamento ou exaustão, que é definido pelo método de instalação.A iluminação é fornecida por duas luzes LED embutidas.
Quando usado como exaustor, o ar é filtrado por três filtros de metal laváveis. No modo de depuração, ele usa filtro de carvão ativado. O preço do filtro gira em torno de 80 reais (preço consultado em março de 2018). É equipado com parafusos, buchas, hastes fixas, escapamentos flexíveis e filtros de carvão ativado para função purificador. Um ponto fraco do dispositivo é o manual de instruções.
Muitos consumidores que optam por se instalar reclamam da falta de informações mais detalhadas. Outro problema é o ruído. Alguns usuários reclamaram do inconveniente de usar o aparelho em velocidade máxima.
De acordo com a Cadence, o nível máximo de ruído é de 72 decibéis. Além disso, as avaliações dos compradores são, em sua maioria, positivas, e sua configuração, design e preço o tornam uma boa escolha.

Prós

  • Muito boa vazão
  • Preço acessível
  • Lâmpadas LED

Contras

  • Manual de instruções pouco detalhado
  • Barulhenta

4° – Fischer Talent Touch

Fischer Talent Touch

Para quem precisa de um exaustor com até 4 queimadores, o Fisher Talent Touch é uma escolha muito boa. Também está disponível no tamanho de 90 cm.
Este modelo possui design interessante e excelente desempenho, sendo bem recebido pelos consumidores. A combinação do aço escovado com o vidro e a chaminé circular forma uma bela coleção, complementada por um painel de toque moderno.
A potência de um aparelho de 127 volts é de 255 watts e a potência de um aparelho de 220 volts é de 230 watts. A vazão livre declarada pelo fabricante é 700 m 3 / h. Oferece 3 opções de velocidade. O painel de toque é fácil de usar e limpar. O display é usado como um relógio.
O modelo também oferece funções de temporizador programáveis. O nível de ruído relatado foi de 61 decibéis, e não houve reclamações dos consumidores sobre ruído excessivo. Isso mostra que o modelo é muito silencioso.
Os itens que acompanham o produto são: kit fixado na parede, gabarito fixo, tubo flexível, conexão de tubo flexível, 01 filtro de carbono, suporte de base fixo, suporte de tubo flexível fixo e suporte de chaminé. Quando usada para a função de exaustão, a graxa é filtrada por um filtro de alumínio lavável.
Conforme mencionado anteriormente, para usar o exaustor como depurador, um filtro de carvão ativado deve ser usado e substituído regularmente. Para Fischer Talent Touch, o fabricante recomenda a troca do filtro a cada 6 meses ou quando houver sinais de saturação.
O valor médio desse tipo de filtro de carbono é de 90 reais. A iluminação do aparelho é feita por duas lâmpadas halógenas na frente, que são menos eficientes e econômicas do que as lâmpadas LED.

Prós

  • Boa vazão
  • Design
  • Silenciosa

Contras

  • Lâmpadas halógenas
  • Não é bivolt

5° – Tramontina Vetro Isla Flat

Tramontina Vetro Isla Flat

Com excelente vazão e potência, e design moderno, o Vetro Isla Flat é mais uma ótima opção para quem procura uma cobertura de ilha.
Fornece 3 velocidades de sucção. No modo de exaustão, utiliza apenas dois filtros de alumínio laváveis ​​que podem ser colocados na máquina de lavar louça. Na função de comissionamento, um filtro de carbono renovável é necessário.
A potência do motor do modelo de 127 volts é 330 watts, e do modelo de 220 volts é 345 watts (não dual volts, então preste atenção à tensão ao comprar). A combinação de vidro temperado preto e aço inoxidável é fácil de combinar com diferentes estilos de decoração.
De acordo com as medições IEC 61591, ele fornece uma excelente vazão de até 795 m3 / h (em velocidade máxima). O nível de ruído chega a 76 decibéis, o que significa que não é totalmente silencioso na velocidade máxima, mas esta é uma característica comum a quase todos os modelos de capô do mercado.
A iluminação é feita com duas lâmpadas halógenas. Este tipo de lâmpada não é tão eficiente quanto as lâmpadas LED, mas é melhor do que as lâmpadas incandescentes.
Inclui os seguintes itens de instalação: mangueira, filtro de carvão ativado, chaminé inferior, chaminé superior, parafusos de fixação, buchas, suportes, suportes angulares, grampos “S”, grampos de nylon e gabaritos fixos. Para quem pretende utilizá-lo na modalidade comissionamento, o custo médio de um filtro de carbono é de 100 reais, que pode ser facilmente encontrado na loja online.
Podemos pensar na fraqueza deste modelo como preço. Para pessoas com orçamentos limitados, pode não ser a melhor escolha. Porém, avaliando a qualidade do equipamento e considerando sua durabilidade, concluímos que vale a pena o investimento.

Prós

  • Excelente vazão
  • Potência
  • Design

Contras

  • Lâmpadas halógenas
  • Preço relativamente alto
  • Nível alto de ruído

Qual é a melhor coifa de cozinha?

Avaliamos a Tramontina New Vetro como melhor coifa de parede, reunindo design, performance e contando com excelentes avaliações dos consumidores. Tudo isso por um preço razoável.
Já a melhor coifa de ilha selecionada foi a Cadence Gourmet CFA 500 90 cm, igualmente bela, potente, com ótimo preço e bem avaliada por quem usa.
Cadence Gourmet CFA 400 é uma ótima escolha para quem busca uma coifa de parede bonita e funcional com preço acessível.
Uma excelente opção de coifa de parede para fogão 4 bocas, com um belo design, potente e silenciosa, é a Fischer Talent Touch.
A coifa de ilha Tramontina Vetro Isla Flat 90 é a segunda melhor alternativa para este tipo de aparelho, com excelente construção, vazão e potência, apesar de ter um preço mais elevado que o modelo da Cadence.
Agora já sabe escolher o melhor exaustor para sair sempre de casa com um ar fresco e agradável. Desejo boas compras e até a próxima!